terça-feira, 27 de setembro de 2011

OS 15 ANOS DE FERNANDA RODRIGUES


No último sábado, 24/09, estivemos registrando os 15 anos da Fernanda Rodrigues, na Casa de Festas Festa no Castelo, na Tijuca. E, para ser um evento ainda mais completo, era uma festa a fantasia, daquelas que dá gosto de registrar, com muitas personagens e gente animada.


É muito legal quando conhecemos uma aniversariante tão disposta a ser fotografada e que se propõe posar e a sugerir fotos. Nessas horas a gente procura não desperdiçar cliques!


Na verdade, costumamos trabalhar fazendo primeiro os cliques rotineiros para deixar os nossos "modelos" livres para aproveitar seus momentos e procurando ir registrando tudo sem precisar fazer a aniversariante perder sua festa. Com a Fernanda isso fluiu bem. Chegamos na casa de festas e já fizemos algumas fotos com ela. Daí em diante, ela ditou com quem queria posar e onde. Super decidida!


O bom de fotografar uma festa a fantasia é que os convidados, geralmente, incorporam suas personagens e na festa da Fernanda não foi diferente. Teve Zorro, Mulher Gato, Superman, Brancas de Neve, Chapeuzinhos Vermelhos, Agentes da SWAT, Piratas e até mesmo um Ginecologista!


O bom foi ver todo mundo se divertindo e no final, termos a certeza que tivemos bons registros desta festa!


Mais uma vez, o nosso muito obrigado aos papais Monica e Ronaldo, a irmã Julyene e os nossos parabéns à Fernanda, que estava linda e aproveitou a sua festa do início ao fim.


E, pra quem ficou curioso, alguns momentos desta festa!



 


 


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O ULTRAJE


Há quem diga que fotografar shows é uma das tarefas mais difíceis que existe. Você tem que preparar a abertura, estar com uma lente clara, prestar atenção no ISO, saber os momentos chave, estar preparado para as surpresas e, o pior, tem que driblar a insuportável fumaça!


Mas, apesar de tudo isso, é uma das coisas que nós, da Sallorenzo & Dantas Fotografia, mais gostamos de fazer.


Acho que por gostar de muito de música e nós dois sermos pseudo músicos, isso ajuda. Nos envolvemos no clima, curtimos os detalhes, instrumentos, pegamos a emoção do músico na hora do solo...


Acredite, realmente não é tarefa fácil. Mas, infelizmente, esse ainda não vai ser o tema deste post. Vamos falar sobre isso num próximo post, eu prometo.
Dessa vez, vamos falar sobre o nosso último trabalho, que, coincidentemente, foi um show. Mas não um show qualquer. O show de uma das maiores bandas do rock nacional e que temos a honra de sermos amigos e vir registrando há algum tempo (e esperamos registrar por muito tempo mais).


Começamos na base da amizade com o pessoal do Ultraje a Rigor e se tornou uma relação bem duradoura. Hoje, temos um grande acervo de fotos da banda, inclusive o atual material de divulgação, que foi feito numa sessão super divertida, antes de um show em Belo Horizonte.


No último sábado não foi diferente. A banda veio ao Rio de Janeiro depois de 6 anos para fazer um show com o Biquini Cavadão na Fundição Progresso e, pra variar, nós estávamos lá, credenciados e registrando TUDO. Da passagem de som ao bis, passando pelos camarins e bastidores.


Trabalhar com o Ultraje é sempre uma diversão. São histórias, piadas, trocadilhos e muita risada. Sem contar que, durante o show, além do repertório normal, você tem sempre que estar preparado para os improvisos e gracinhas que podem surgir a qualquer momento.


E foi assim. Nos dividimos no palco. Cada um cobrindo uma metade e trocando de posições, em sintonia. Indo pra o fosso na frente do palco. Correndo pra trás da bateria. Indo pras laterais... Nada podia ser perdido.


E, não bastasse fotografar para registrar a banda, ainda atendíamos os pedidos de pessoas na platéia que davam suas máquinas e pediam para tirarmos fotos para elas.


Foi um show especial por vários motivos: a volta do Ultraje ao Rio, a Fundição Progresso com lotação esgotada (5600 pessoas), participação do nosso fotógrafo, Dantas, tocando uma música no show junto com o Helvecio (tecladista e também amigo da banda) e, cada vez mais, vamos nos firmando, como o próprio Roger falou, como fotógrafos oficiais da banda!


Não é só ter um trabalho reconhecido, mas se envolver nele como um todo, saber os momentos certos de clicar, conhecer bem o tema e vibrar com cada imagem bem retratada que fazemos...


Mais uma vez, o nosso obrigado ao Roger, Marquinhos Kleine, Bacalhau, Mingau, Ricardinho, Trovão, Boris, Azedo, Fernandinho e todos da família Ultraje por toda parceria, crédito, força e apoio ao nosso trabalho. 


Temos orgulho em dizer que a Sallorenzo & Dantas faz parte da família Ultraje a Rigor!










terça-feira, 13 de setembro de 2011

QUERO COMEÇAR A FOTOGRAFAR. O QUE FAÇO?

Essa é uma pergunta comum que nós, fotógrafos, sempre escutamos. E, geralmente, ela vem acompanhada de uma outra perguntinha: "que equipamento tenho que comprar para minhas fotos ficarem iguais as suas?".

Bom, como muitas coisas na vida, não existe uma receita de bolo secreta a ser seguida (até tem, mas é teoria e noções de fotografia, que falaremos em outra oportunidade). O mais importante para se fazer belas fotos é esquecer o equipamento mecânico e usar mais o equipamento natural. Ou seja, desligue-se da máquina e trabalhe seu cérebro, seu olhar...

Parece simples, mas não é!

Muitas vezes, até o fotógrafo mais experiente se prende ao seu equipamento e, quase que no automático, já fica com o olho grudado no visor. Seja de uma máquina profissional ou de uma mais simples point and shoot. É preciso evitar esse vício.

Uma vez, escutei de um fotógrafo bem experiente: "Visualize a foto sem a máquina antes de preparar para clicar! Olhe a cena, faça a composição... Tudo mentalmente. Depois, quando tiver certeza, aí, sim, pegue a câmera e clique."

Sei que essa exercício é difícil. Ainda mais se você quer fotografar coisas que estão acontecendo naquele instante, mas é preciso fazer se você deseja que suas fotos não sejam apenas mais uma entre tantas.


A prática em fazer a composição levam à experiência. Independente do equipamento, procure referências, fotos que sejam interessantes, composição de luz e cores. Explore o ambiente e o tema a ser fotografado e ouse. Muitas vezes, sair das regras pode render excelentes fotos.

Pra fechar, uma historinha real. Aconteceu mais ou menos assim:

Um fotógrafo foi contratado para fazer umas fotos de uma loja de decoração. A cliente era daquelas bem exigentes e que ficam o tempo todo falando, interferindo no trabalho. Ele chegou na hora combinada, olhou o local, fez uns ajustes aqui e ali, preparou tudo e fez a quantidade de cliques que ele achava necessário para atender a cliente.
Logo, terminou o serviço em uns 15 minutos.
Ela reclamou: "Nossa! Como assim? O senhor chega, fotografa meia dúzia de fotos e em 15 minutos já vai embora?"
Mas olhou as fotos, gostou e perguntou de novo: "Como você fez? Foram só 15 minutos...?"
Então o fotógrafo a interrompeu: "Tsc tsc... 15 minutos, não! São 30 anos e 15 minutos de experiência"

É isso! Até mais...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

COMEÇAMOS NOSSAS TRANSMISSÕES...

Agora, com esse primeiro post, iniciamos nossas transmissões.

Esperamos ter aqui mais um espaço para podermos compartilhar dicas e manter contato com nossos clientes, sempre mostrando um pouco do nosso trabalho.

Seja bem vindo e faça deste blog um canal direto de contato com a Sallorenzo & Dantas Fotografia.