quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ÂNGULOS INUSITADOS


Quantas vezes você já não pensou: "Minhas fotos estão iguais!" ou "Preciso sair da caixa".
Chega uma hora que é preciso mudar e inovar durante seus trabalhos fotográficos. 


Talvez, uma das coisas mais difíceis quando você fotografa é conseguir fazer fotos diferentes, sem ser repetitivo, principalmente, se você está fazendo trabalhos profissionais como festas, casamentos...


É muito comum, depois de um tempo, você pensar que está repetindo cliques ou fazendo a mesma coisa. Deve ser porque, você, realmente, deva estar fazendo o mesmo!


Digo isso porque é comum nos acostumarmos e estacionarmos numa zona de conforto quando conseguimos fazer uma determinada foto. É como achar uma receita de bolo e querer fazer esse bolo sempre.


Quantas vezes você já não viu álbuns de casamento de um determinado fotógrafo e TODOS eles continham as mesmas fotos só que com modelos diferentes? Acho que a gente peca nisso! E, quando digo a gente, me incluo, pois nós mesmos já nos vimos repetindo cliques.


Ok. Tem vezes que não existe como fugir disso. Mas é preciso pensar em como inovar, buscar novos ângulos, quebrar regras. Transgredir.


Para conseguir boas fotos, às vezes, sair do mesmo e esquecer o que aprendemos nas aulas teóricas de fotografia. Fotografar inclinando a câmera, subir em lugares inusitados, olhar através de frestas... 


Mas é preciso saber quando inovar. Em alguns casos, as pessoas vão achar estranho você em posições nada convencionais para conseguir uma foto, mas se o resultado for positivo, com certeza a satisfação será grande. 


Recentemente, enquanto fazíamos fotos numa festinha infantil, como convidado, me deparei com um monte de crianças brincando num local aberto e um monte de pais ao redor com suas máquinas ou querendo ver o que acontecia. Vi que não conseguiria captar o momento de onde estava. Resolvi arriscar. Dei a volta, escalei uma pedra e fiz uma foto de um local onde não tinha ninguém. Consegui fotografar o momento e ainda dar zoom para fazer outros registros. Quando olhei, tinha um monte de pais me olhando querendo saber o que fazia aquele maluco fotografando lá no alto. O importante é que consegui fazer a foto geral que eu esperava.

Ser curioso, não ter medo de ousar e vergonha de encontrar-se em posições estranhas são as principais regras neste momento. Por isso, arrisque!





Nenhum comentário: